sexta-feira, novembro 30, 2007

UPA - Unidos Para Ajudar





»»» ENCONTRAR+SE

Noutros tempos

quinta-feira, novembro 29, 2007

Insensivelmente, Lisboa...

Insensivelmente , Lisboa-a maior ilha de liberdade em Portugal- vai perdendo protagonismo.Todo o país alvitra onde deve ficar o sistema de aeroportos que a sirva e cujo tráfego gera.Ora a puxam para a Ota ora a encerram na Portela.O Presidente da Câmara empossado há poucos meses tem de ameaçar com a demissão para poder contraír um empréstimo que o ajude a governar a cidade sem a entregar ao governo como no tempo do Estado Novo e de Duarte Pacheco. Um futuro a seguir com atenção.

quarta-feira, novembro 28, 2007

"Aparca maridos"

Diz-nos o El País:
"El centro comercial Gran Via 2 de L'Hospitalet de Llobregat (Barcelona) ha puesto en marcha un espacio en el que los clientes pueden descansar y entretenerse mientras sus mujeres realizan las compras y que han denominado aparca maridos."

Que se passa?

Há qualquer coisa nas relações entre os EUA e Portugal que merece atenção.Já não falo nas declarações de despedida do Embaixador em Lisboa.Nuno Brederode Santos já se referiu a este assunto com graça e elegância no DN..Mas se somarmos o facto de nenhum Presidente da República desde Mário Soares ter sido convidado oficialmente a visitar Washington à ausência de convite para se estar nesta conferência de Annapolis sobre o Médio-Oriente quando Portugal tem tropas no Líbano ficamos com a impressão que nem os Açores são suficientes...

terça-feira, novembro 27, 2007

O último cheque por Cabora Bassa

Escrevo Cabora Bassa pois foi esta a grafia com que o Estado Português se endividou até aos dentes para honrar internacionalmente os levianos compromissos tomados pelo governo de Marcelo Caetano, e que chegaram a constituir a parte de leão da dívida externa de Portugal nos anos oitenta.Os dinheiros públicos gastos nesse empreendimento nunca mereceram uma crítica dos nossos financeiros mais dados às contas domésticas e virados para a subtracção nos salários e nas reformas dos outros .Pois agora rezou-se o último acto do pagamento por Moçambique-a quem não se pode censurar pela capacidade negocial revelada- com um cheque de 470 milhões de euros, numa cerimónia discreta ocorrida em Maputo.O governo de Moçambique recorreu a um empréstimo bancário para esta operação que lhe permite assumir 85% do capital da empresa enquanto a República Portuguesa fica com 15%.Tudo bem.Mas sempre gostaria de saber se alguma instituição financeira nacional participou no referido empréstimo.Para perceber até onde chegam as contas do Pacto de Estabilidade...

domingo, novembro 25, 2007

Mário Soares e o PS do interior

É algo constrangedor ver Mário Soares comparar Guterres a José Sócrates.Bem sei que o primeiro inaugurou a vitória organizada de um PS do interior, aprofundada depois estrategicamente pelo actual secretário-geral.Mas, enfim, não há outros horizontes?

Os Nomes do PR

Os Nomes do PR, é o título do meu Bilhete Postal, hoje no Correio da Manhã.

sábado, novembro 24, 2007

Livros de viagens

Respondo ao eterno Ivan Nunes com gosto mas com algum artifício: como ultimamente tive de viajar várias vezes para os Açores levei comigo uns livrinhos de Karl Kraus, nomeadamente aquele ensaio preventivo sobre o Século XX,(na tradução francesa-Ce siècle encore si petit-).Um aviso sobre o papel da imprensa no desencadear da I Guerra Mundial antes desta se declarar.Gosto de profetas mesmo retrospectivos...

sexta-feira, novembro 23, 2007

Camisa sem gravata

O sem gravata chic há muito que é praticado nos meios intelectuais, universitários,artísticos e nos da esquerda urbana.Paulo Portas em pleno Verão deste ano apresentou-se com a camisa desabotoada e sem gravata dando provas da mesma imaginação com que envergou o príncipe de Gales que seduziu a direita de província durante anos.Agora é José Alberto de Carvalho que apresenta o telejornal como o fez na reportagem sobre o vulcão dos Capelinhos.O que me faz impressão não é a ausência da gravata mas a subsistência da clássica camisa engomada.Que tal uma gola alta ou uma camisa à chinesa?

Pinacolada hoje

Uma noite no Coliseu

Morreu Maurice Béjart.De repente vem-me à memória aquela noite de Junho de 1968 no Coliseu em que fui, com a Maria Emília, ver o Ballet du XX Siècle que representava o Romeu e Julieta.Nesse dia morrera Robert Kennedy.No fim do espectáculo Béjart veio ao proscénio condenou o fascismo e pediu um minuto de silêncio contra todas as formas de violência .Sentimo-nos empolgados.Eram as vésperas da minha partida para o exílio.Tudo em mim ressoava profundamente. Além disso o público que enchia completamente o recinto entrou em delírio e irrompeu em aplausos mais do que prolongados. No dia seguinte a Pide colocou Maurice Béjart na fronteira e a Fundação Gulbenkian teve de cancelar os outros espectáculos previstos.Estalou então a maior crise entre a Fundação e Salazar, havendo uma troca de cartas que honra Azeredo Perdigão.

quinta-feira, novembro 22, 2007

Alguns Sinais

O PGR deu mais uma entrevista, desta vez à Visão.Nela afirma «Haver alguns sinais de que pode estar em perigo a autonomia do Ministério Público».À consideração do PS que está no código genético dessa autonomia desde os tempos de Salgado Zenha.

quarta-feira, novembro 21, 2007

Furiosos com a vitória

É possível que Scolari já tenha dado o seu melhor ao futebol da selecção, mas faz impressão a fúria que o apuramento para a fase final do Europeu está a desencadear nas televisões, sobretudo na SIC.Ninguém refere, por exemplo, que ele tinha afinal razão em não colocar Cristiano Ronaldo e Quaresma juntos logo de início.De facto, com os dois artistas a jogar cada um para seu lado é muito difícil fazer uma equipa.E não há ponta de lança que resista...Por mim estou feliz.Por mim, e pelos portugueses na Suiça que vão encher os estádios em Junho.

Fan da Caixa ou das telecomunicações?

Começo a ficar com aquele nervoso miudinho que às vezes me acompanha antes de certos jogos.O Portugal-Finlândia é um desses.Se ganharmos das duas, uma:ou a Caixa repõe o anúncio com o Scolari ou alguma empresa de telecomunicações preenche o vazio...

Cercados?

Para onde quer que Portugal se vire surge uma objecção:Angola, Mugabe, China, Chavez...

terça-feira, novembro 20, 2007

apesar de, ou por causa de...?

Durão Barroso voltou a referir que foi enganado pelos serviços de informação anglo-americanos sobre as armas de destruição massiva que existiriam no Iraque e foram o pretexto cínico para a invasão.Como tive ocasião de lhe dizer na altura, Durão Barroso estava convencido que apoiava uma procissão militar triunfal, no que se enganou redondamente.Enganado duas vezes portanto.Mas ele é hoje o pragmático Presidente da Comissão Europeia graças a esses erros.Não apesar deles, como dá a entender. Saber cometer os erros certos pressupõe conhecer como as coisas funcionam...Não é assim?

A explicação do salazarismo por Franco

Vem hoje a público no DN a frase de Franco segundo a qual considerava os portugueses uns cobardes quando soube do golpe de Estado de 25 de Abril e lhe sugeriram que haveria sangue.Para os cultores das diferenças entre o franquismo e o salazarismo aqui fica a explicação de Franco.

domingo, novembro 18, 2007

ASAE daqui



A ASAE mandou fechar a Ginjinha. Parece que a falta de condições de higiene selou o destino desta centenária e mundialmente conhecida tasca Alfacinha.

Falta de condições de higiene, dizem eles. Terá sido a falta de limpidez da bancada ou dos prístinos copos em que é servido a dita aguardente?

Pergunto-me eu, e a ASAE ninguém a quer inspeccionar?

250 gramas de cultura e dez de voyerismo



Ontem depois de um "brunch" tardio com os meus amigos Andrew e Salvador, fizémo-nos à estrada rumo ao supermercado da cultura e do entretenimento da Capital que é a Fnac.

Infelizmente vim de lá menos culto, pois nada comprei. Curiosamente mirei por aquelas bandas o Pedro Lomba que parecia vir munido de cultura e lazer nos braços.

sexta-feira, novembro 16, 2007

A Ordem dos Médicos hoje

Sobeja deontologia e faltam médicos em Portugal.Venham daí...

quinta-feira, novembro 15, 2007

Sarkosy no Parlamento Europeu

Terceiro tema de futuro desta semana internacional:Sarkosy escolheu ir ao PE após o Tratado de Lisboa para politizar a discussão sobre o governo económico da União.Quem não perceber que é a sério não está a ver bem o filme. Alguns ainda vão ter saudades da «excepção francesa»...

Nem sequer quando Salazar estava vivo...

Não, meu caro João Gonçalves, não me assusto com nada que diga respeito à memória de Salazar:Não pequei por omissão quando ele estava vivo e mandava no Portugal dos pequeninos.Nem a prisão, nem a expulsão de todas as Universidades Portuguesas, nem o auto de averiguações no Regimento de Infantaria1, me fizeram temer Salazar.Desdenho sim a corte de mirones do salazarismo que faz vender tantos livros que o tenham na capa.Um triste sinal de atavismo cultural que a sua inteligência e sensibilidade devia combater.

quarta-feira, novembro 14, 2007

A escolha do governo

A escolha do governo não me parece ser entre a Ota e Alcochete, mas entre a Ota e Cavaco Silva.

terça-feira, novembro 13, 2007

América Latina e Ibero-Americanos

Vejo na troca de palavras entre Hugo Chavez e Juan Carlos a revelação pública do equívoco que subjaz às cimeiras ibero-americanas.Por isso a atitude do Rei pode vir a revelar-se um tremendo erro político...para a Espanha.

segunda-feira, novembro 12, 2007

O Papa em público

Estive este fim de semana afastado do computador e dou-me conta que ele foi fértil em acontecimentos com muito futuro.Sobressaem dois. A declaração do Papa sobre o estado da Igreja Católica em Portugal, e o desatino entre Juan Carlos e Hugo Chavez. Deixo este tema para depois.
Ambos os acontecimentos são insólitos.Que me lembre nenhum Papa tinha criticado, ou orientado, os bispos de Portugal em público, ainda por cima tendo-os chamado a Roma em serviço.Que se terá passado?Os bispos sabiam ao que iam?Além de insólito o caso soa-me a inóspito, por muita humildade cristã que os bispos portugueses tenham aparentado.Quais serão as verdadeiras causas do descontentamento de Ratzinger?Logo agora que os bispos me pareciam mais reconciliados com o século...

domingo, novembro 11, 2007

Acção discursiva latina

O que diria o Sr. Habermas sobre o discurso "galhardético" de ontem entre Chávez e Zapatero na cimeira Ibero-Americana?

Armando Rafael

Depois de uma longa ausência, regresso pelos piores motivos: morreu um amigo.
O Armando Rafael merecia que a vida lhe tivesse dado tempo para que chegasse onde merecia e tinha talento para estar. Era culto, sabia que o mundo não acaba nas nossas fronteiras, tinha um enorme sentido de humor, gostava das coisas boas que a vida tem. Frontal, mas sempre solidário; espírito independente, lealdade irrepreensível, ao lado dos amigos nas horas difíceis. Até sempre, Armando.

quinta-feira, novembro 08, 2007

Dia de Graças

Hoje é daqueles dias em que dou graças por já não ser deputado.

História autorizada da RTP

A RTP festejou-se ontem mais uma vez com o lançamento de um livro encomendado a um seu funcionário dos primeiros tempos do preto e branco,Vasco Hogan Teves,intitulado RTP-50 Anos de História, que significativamente não será posto à venda segundo informa o DN de hoje.É o preço das histórias autorizadas...

Pacheco Pereira e o PSD

Pacheco Pereira , no programa Quadratura do Círculo, analisou como deve ser a liderança de Filipe Menezes e as más propostas deste, nomeadamente o pretendido pacto para as obras públicas.E não falo só de independência de espírito.Falo de lucidez.

quarta-feira, novembro 07, 2007

O chamado "bacalhau esquivo"

O Orçamento de 2008 na RTP Memória

O inevitável aconteceu: José Sócrates levou a melhor no despique com Santana Lopes.Mas bom, bom, vai ser recordar como se discutia em 2007 o Orçamento em Portugal.No canal Memória...

Não temos equipa europeia

-Não temos equipa europeia, disse o meu filho depois da derrota do Benfica na Escócia.
-Sim, disse-lhe eu, mas ficar no último lugar do grupo não será demasiado injusto para a América do Sul ?

terça-feira, novembro 06, 2007

Hoje é dia de Emídio Rangel

Todos os jornais destacam que hoje é o dia do recomeço dos debates entre José Sócrates e Santana Lopes, mas poucos se lembram de quem teve a ideia do torneio ao domingo na RTP1 com os dois ainda não crismados pelo voto : Emídio Rangel , uma espécie de Carlos Queiroz de políticos.Por isso hoje o dia volta a ser o dele.De todos os responsáveis o mais esquecido.

segunda-feira, novembro 05, 2007

Discutir o PS e a esquerda

O artigo de São José Almeida no Público desencadeou a vontade de discutir o PS e a esquerda. Numa rápida volta pelos blogues feita à hora do jantar verifico que se referiram ao meu post sobre o assunto, João Rodrigues e Nuno Teles do refrescante e inovador Ladrões de Bicicletas, Vital Moreira do obrigatório Causa Nossa, Rui Costa Pinto do acutilante Mais Actual, e o Tempo das Cerejas, do combativo comunista Vítor Dias.
Adenda:
Enquanto ouvia os Prós e Contras dei mais uma volta por alguns dos blogues de consulta diária e devo acrescentar às minhas referências a do meu amigo João Gonçalves no perturbante Portugal dos Pequeninos e a do intrigante Activismo de Sofá.
Mais tarde defrontei-me com o militantismo perguntador na Loja de Ideias do José Reis Santos com quem vou tomar um café.

domingo, novembro 04, 2007

Porque não há uma ala crítica no PS

Hoje o Público insere um trabalho da jornalista São José Almeida sobre o desaparecimento da ala esquerda no PS.Fui devidamente contactado, mas por me estar a dedicar a outras cogitações, apenas respondi por telefone. Ora recebi durante o dia várias chamadas que me davam conta de alguma perplexidade com essas declarações que reduziriam excessivamente a questão ao aparecimento da candidatura presidencial de Manuel Alegre.

O que penso então, sucintamente, desse apagamento das posições críticas dentro do PS?

Em primeiro lugar, já na elaboração das listas para deputados José Sócrates tinha testado a fortaleza do grupo de críticos eliminando alguns a preceito e cooptando outros;

Em segundo lugar, o facto do PS ter alcançado uma maioria absoluta original criou um ambiente interno de grande expectativa e reconhecimento;

Em terceiro lugar, as forças que tinham levado às eleições antecipadas ampararam-se do palco público e apresentaram, com uma panóplia vasta de meios internos e externos, um plano financeiro imperativo e restritivo como há muito não acontecia;

Em quarto lugar, as eleições presidenciais desenrolaram-se num quadro de divisão das esquerdas com Manuel Alegre a empurrar Mário Soares, que vinha de uma vigorosa trajectória de esquerda, para o papel forçado de candidato oficial do socratismo;

Em quinto lugar, Alegre jamais soube o que fazer com a sua candidatura e muito menos com o milhão de votos que alcançou, circunstâncialmente ou não, empatando uma reoganização do espaço político da esquerda até hoje, uma atitude que ainda lhe pode valer a candidatura oficial pelo PS em 2010, caso Cavaco Silva esteja em boa forma;

Em sexto lugar, Sócrates , que não dorme em serviço , convenceu Alberto Martins a aceitar ser líder parlamentar na fase mais ingrata da produção legislativa contra o edifício frágil da segurança social, e continuou a afastar do parlamento outras vozes mais livres como João Cravinho ou o adiado Manuel Maria Carrilho;

Em sétimo lugar, o poder pessoal de José Sócrates crescia no país , apoiado por uma silenciosa direita social e perante a expectativa dos militantes do PS mais preocupados com a trajectória futura do partido depois desta experiência sui-generis.Muito dificilmente sairá de dentro do PS o primeiro cartão amarelo a José Sócrates.Só Mário Soares o poderia fazer e numa circunstância extrema.

Desta vez fui claro?

Fim de semana no Correio da Manhã

Como habitualmente estou ao fim de semana na última página do Correio da Manhã.Ontem a defender uma aliança entre a UE e a OIT para promoção de medidads laborais e sociais no mundo numa globalização mais governada.Hoje a perguntar por quem nos pensa nas grandes decisões estratégicas como a localização do novo aeroporto.

sábado, novembro 03, 2007

Janela Indiscreta

Pedro Rolo Duarte começou por ser céptico em relação à blogosfera.Isso não o impediu de entrevistar ao Domingo de manhã muitos bloguistas, entre os quais este Bicho. Depois inventou um programa diário na Antena a seguir ao noticiário das 18h em que faz uma síntese viva e muito dinâmica do que se escreve nos blogues. Agora fixa a matéria falada numa Janela Indiscreta de espreitadela obrigatória.Eu mirone me confesso.

sexta-feira, novembro 02, 2007

A ministra e as faltas

Gostei da posição anti-demagógica da Ministra da Educação sobre a forma de lidar com as faltas dos alunos no ensino obrigatório.Uma coisa é o dever de aprender o que a escola ensina outra o treino para os horários laborais ...

A única posição óbvia no caso do aeroporto

A única posição óbvia na questão da localização do novo aeroporto é a dos autarcas das zonas em equação.Então para quê entrevistá-los ?

quinta-feira, novembro 01, 2007

Na sociedade civil?

O Forum Açoriano, promoveu um colóquio em Ponta Delgada sobre A Participação Cívica que foi um êxito.O Nuno Barata já assinalou a presença de muitos empresários na sala, o que foi uma novidade.Talvez o facto da nova direcção presidida pela Gilberta Rocha contar com um muito conhecedor possa facilitar essa abertura para públicos diferentes do habitual nessas tão necessárias realizações.A juventude esteve representada por responsáveis associativos a nível europeu e açoriano mas não quero deixar de salientar as intervenções de Manuela Silva e de Vítor Bento.Este resumiu assim a inquietação cívica de todos: O País deixou de ter centros de pensamento estratégico global.Alguns corpos de Estado deixaram de os ter, ou estão subordinados, as Universidades nunca o foram verdadeiramente, as empresas ocupam-se dos seus sectores, etc.O futuro estará nestas organizações da sociedade civil?

Nem sempre quem pode o mais...

...pode o menos.
Cheguei ao fim da tarde a casa com duas missões televisivas para visionar:uma na generalista RTP, outra num canal de cabo, , ambas pelas 21h.Mas a dificuldade maior surgiu inesperada com uma panne que se prolongou durante horas na TV Cabo.O televisor ligado à moderna tecnologia só dava «chuva» e nem os canais abertos transmitia.Lembrei-me então de um velho e pequeno aparelho com antena incorporada e foi assim que vi o SLB ser afastado da Taça do refrigerante.