The Saatchi Collection
Na Itália, na Alemanha, e em França, a esquerda move-se depois de cerca de vinte anos de acomodação.Na Itália ainda é a antiga ideia do «Compromisso Histórico» que empurra a aliança das esquerdas para o novo bloco eleitoral em forma de partido.Em França é o Tratado de Lisboa que divide o PSF quanto à futura votação e quanto ao modo de ratificação.Na Alemanha o SPD sai do seu congresso de Hamburgo mais social e mais «próximo das classes assalariadas».Este último ponto acabará por ter a sua influência na UE.
A revisão da Constituição da República em 2009 anuncia-se mal. O novo líder do PSD quer uma nova sem dizer como.Agora o Ministro da Justiça dá o seu contributo propondo desde já que se possa constitucionalizar o uso de escutas telefónicas pelos serviços de informações.Nem sei como temos vivido até aqui!!
O Papa, com a ajuda do julgamento especializado do Cardeal José Saraiva Martins, beatificou 498 «mártires» católicos da guerra civil de Espanha.São muitas achas para uma fogueira que já crepita.Espero que por cá se fiquem pelos pastorinhos.
O dia em que os relógios atrasam uma hora é um dia triste para mim.Gosto muito de fins de tarde prolongados e adoro ver o pôr do sol pelas 21h. Tudo me é favorável nessas horas a mais.O trabalho rende-me, as companhias sabem-me melhor, as bebidas tomadas têm outro gosto.O convencional último domingo de Outubro representa pois como que o adiamento da felicidade.Como que fecho os olhos até Janeiro e depois recomeço a notar a claridade pelas seis, sete da tarde.É no que penso neste momento.
Vinha a conduzir e ouvi no noticiário da Antena1 das 22h que Putin terá dito a Cavaco Silva «Que a Rússia defende os interesses europeus melhor do que a Comissão», presidida esta por Durão Barroso. Há 2 horas que tento confirmar essa informação mas sem êxito pelo que temo ter ouvido mal.Com essa ressalva estamos perante uma maliciosa manobra do Presidente da Rússia que aliás não se coibiu de chamar os bascos pelo nome caso o Kosovo alcance unilateralmente a independência.Um «trouble fête» que pode ser útil.
Multiplica-se a falta de assistência médica nas ambulâncias do INEM.Se calhar há mesmo falta de médicos nesse serviço.Porquê?Serão os efeitos do corporativismo médico no acesso aos cursos de medecina?
Não.Não venho anunciar o meu romance para oferta de natal a ser publicado criativamente na altura dos ordenados de Novembro dos funcionários públicos.Antes sinto-me embalado em matéria de pressentimentos sobre escutas ilegais a desviar um pouco a vossa atenção para a qualidade da leitura das sms.
Os barrosistas foram saneados das presidências das comissões parlamentares pela nova equipa dirigente do PSD.Ajuste de contas entre clientelas? O problema é que nem todos os barrosistas podem ir para o gabinete em Bruxelas.
O que é pior? A manifestação popular da CGTP com 200.000 pessoas ou a greve elitista dos pilotos da TAP? E tudo junto?
A greve dos pilotos da TAp atingiu os 100% nas primeiras horas.Reclamam contra a idade de reforma, o corte nas pensões como tantos outros sectores, mas com mais força.O ministro Mário Lino apela ao bom senso. Neste caso só pode ser do próprio...
O prémio Boa Governação foi atribuido por um júri internacional a Joaquim Chissano .Kofi Annan, um dos membros do júri conjuntamente com Mary Robinson, Martii Ahtisaari e Salim Salim entre outros , declarou que «Moçambique é uma história de sucesso em África» e que Chissano impressionou o comité pelo seu papel na conquista da paz, na reconcialização nacional e no progresso económico.
Luis Filipe Menezes deu o mote no congresso do PSD: Portugal deve dotar-se de uma nova Constituição.Belmiro de Azevedo veio hoje teorizar sobre o tamanho da actual e a necessidade de a simplificar.Bem sabemos o que pretendem.Mas ainda não lerem o Tratado Reformador?Querem coisa mais comprida e torcida? E nem propõem um referendozinho?Falta-lhes as forças, não?Mas no Portugal da modernidade e do empreendorismo também não vai ser fácil.Perder tempo não é um erro de gestão?
Como cidadão gostei institivamente da entrevista de Pinto Monteiro.O mesmo não aconteceu com muitos «operadores» judiciários, políticos e jornalísticos.O escândalo vem sobretudo do PGR ter assinalado uns ruidos esquisitos no seu telemóvel.Ora foi há tempos notícia um caso de microfones no próprio gabinete do PGR, e ainda hoje não se sabe cá fora quem os colocou.Por essa história ninguém pergunta...Bendita indignação que tudo quer calar!
Gostei das declarações do PR sobre a sua posição perante a ratificação do Tratado de Lisboa.Quem tem a última palavra deve reservá-la.Nem sempre Cavaco Silva o faz.Quem já se precipitou foi Filipe Menezes.
É muito difícil aceitar e até compreender, o afã público do governo britânico no caso Maddie.Já (h)ouve ministros de sua majestade que pressionaram perante a imprensa a polícia portuguesa a manter-se ocupada com a tese do rapto que se está a desvanecer.O casal McCann foi embora para Inglaterra( apesar de arguido) onde se encontra no seu meio natural sem que as autoridades portuguesas tenham diligenciado qualquer retorno .Então quê?! Não há red lines nesta matéria em Inglaterra? Os britânicos acham tudo isto admissível?
Preparava-me para uma noitada e eis que me posso deitar mais cedo do que o habitual: o acordo sobre o Tratado de Lisboa está alcançado. Fico satisfeito.Não sei se pela UE se por Lisboa.Felicitações ao governo. Bebe-se Murganheira.
Há dúvidas sobre o real número de manifestantes esta tarde no Parque das Nações: se 180.000 se 200.000.Aí está uma dúvida que não me atormenta.
A Cimeira de Lisboa mexe com muita gente.Até comigo: recebo solicitações para a comentar na imprensa, na rádio, na televisão. Vou dizendo que sim porque tomo esses pedidos como uma oportunidade para esclarecer os meus concidadãos e dizer algumas opiniões próprias em assuntos que se dogmatizam.Mas depois começo a dizer que não pois não quero saturar o público e tenho que apresentar dois excelentes livros hoje e amanhã.
Não sei o que devo reter na bizarra cena de uma manifestação a fingir que o PR tratou a sério :se essa nova tendência para a ficção política nacional se o gesto acolhedor de Cavaco Silva.Estaria este a mostrar o caminho aos governantes que se enxofram com as manifestações verdadeiras?
Alguns comentadores dissertaram durante o jogo Portugal-Cazaquistão sobre a duvidosa qualidade europeia deste país.Makukula veio colocar tudo em pratos limpos: A Europa é onde um homem quiser...Daí o contentamento final dos citados partidários da Europa fortaleza!
Pedro Mexia e Pedro Lomba juntos na blogosfera.Irei lê-los com o espírito do enviado de Torino.
Está a fazer falta no protocolo de Estado um presidente da República júnior!Bem sei que já temos o parlamento júnior que tanto êxito alcança na sala do Senado da AR.Mas reter um jovem bem parecido (e de preferência monárquico!) em Belém, para efeitos de representação delegada, poderia ajudar a resolver algumas situações híbridas para as quais não bastassem as figuras do chefe da casa civil ou da militar, de um embaixador chamado em serviço, do MNE, ou daqueles ministros todo o terreno como os da presidência...
Lá voltei a voar para os Açores, agora para a Terceira, desta vez via TAP.Cheguei ao terminal 2 com a devida antecedência na sexta-feira pelas 17h .Apetecia-me utilizar os meus pontos da Star Alliance ou pagar um up-grade.Não foi possível:
Só tenho uma maneira de dizer como compreendo Santana Lopes: eu não falo do congresso do PSD...
É uma boa notícia o facto do governo conseguir apresentar um déficit orçamental de 3% já este ano.Bem sei que os calculadores do Pacto de Estabilidade tinham apontado a meta do déficit zero para o mais do que passado ano de 2003 para os países da zona euro, mas temos de ter paciência com esses sonhadores de números. E nem o facto da França ter preferido novas moratórias nos deve distrair.Alcançado o objectivo mais cedo, algo que os dois governos do PSD-CDS nunca conseguiram(embora suspeite que Santana nem o queria e por isso foi à vida...) chegou a altura de estabelecer um novo pacto europeu: o pacto da convergência económica.E de em Portugal se encetar uma verdeira política económica depois desta epopeia das contas.
O PR foi aos Açores falar para a Madeira? É o que parece ao ouvir o seu discurso sobre os poderes autonómicos na Assembleia Legislativa da Horta.
Pacheco Pereira, que merece atenção, acaba de se referir, na Quadratura do Círculo,a Paulo Rangel como o «Pobre Paulo Rangel». Pois eu tenho a maior consideração cidadã, intelectual, e política pelo deputado que fez o melhor discurso no último dia 25 de Abril em defesa das liberdades públicas. É bom saber que existem sociais-democratas no PSD.
José Rodrigues dos Santos conseguiu o que pretendia.O seu «Caso» ficará na história da RTP.Cinquenta anos resumidos em três governos e numa só administração.É de mestre.
Hoje foi o dia em que até parecia que todos os partidos defendiam as liberdades públicas com excepção do PS. Por isso quase pensei em ir até à Covilhã...
Dois agentes da PSP à paisana entraram ontem na sede do Sindicato dos Professores da região Centro e levaram documentos que encontraram, tendo indagado sobre o tipo de manifestação que aquele sindicato se preparava para realizar durante uma visita de José Sócrates a uma escola.Lé-se e não se acredita.
O governo associou-se, e muito bem, a uma manifestação de protesto pela profanação selvagem de campas judias no cemitério israelita em Lisboa.Pois alguém deu-se ao trabalho de laborar numa manobra de diversão ao indignar-se com a ausência de Mário Soares da cerimónia.Mas alguém duvida do empenhamento do homem que apressou o estabelecimento das relações diplomáticas entre Portugal e Israel, na luta contra o racismo, o anti-semitismo, e os movimentos fascistas? Sobretudo se for preciso coragem ?
Paulo Portas fez a sua travessia do deserto depois de perder o CDS em 2005 naquele espantoso programa quinzenal animado pela Clara de Sousa na SIC-Notícias.Agora que se perdeu na reflexão solipsista depois da derrota em Lisboa ei-lo que contracena com o Ministro Rui Pereira sobre segurança nos Prós e Contras da RTP1.Como se conseguem borlas destas? Por puro talento?
Os Açores continuam no epicentro.Primeiro com as declarações de Carlos César na Madeira dando conta da sua insatisfação perante a forma como o Governo de José Sócrates trata os assuntos insulares, num estudado movimento de distância em relação ao líder do PS. António Costa já não está sozinho.
De todas as notícias sobre o que está a acontecer na Birmânia na sua versão Myanmar retenho que a junta militar conseguiu vedar o uso da Internet no país.Hoje não há tirania sem que essa medida possa ser tomada. Para se perceber os apetites sobre a rede.
Sou vizinho do Teatro da Cornucópia a mais de um título.Esta noite senti-me um privilegiado ao assistir à representação do Construtor Solness de Ibsen.Já o texto aponta para o receio das gerações entre si, embora sem cair directamente na luta entre elas.Depois Luis Miguel Cintra e Beatriz Batarda como que encarnam pessoalmente no palco esse diálogo e essa dialéctica.E os textos de apoio , os cenários, o próprio público conjugam-se para um ambiente de qualidade e excepção.Às vezes viver em Lisboa é muito bom.
Os dois discursos do 5 de Outubro na Câmara Municipal de Lisboa proferidos por António Costa e Cavaco Silva trataram do mesmo tema como acontece cada vez mais frequentemente com os títulos dos jornais de referência.A explicação tanto pode residir numa falta de informação interna como num excesso dela!De qualquer maneira foi uma homenagem ao lugar primordial que os valores republicanos dão à instrução pública e à educação individual.
A ANA inventou este verão um terminal na Portela só para voos domésticos.Chamou-lhe terminal 2 mas de facto é um terminal de segunda. Ainda ontem o blogue Ilhas o referia.Uma pequena ilustração das consequências secundárias da especialização lusa do terminal está no facto de não haver imprensa estrangeira disponível.Faz-me falta.Para além do desconforto .
Em Inglaterra critica-se a PJ de Portimão(escrevo PJ de Portimão porque me soa mais cosmopolita ...) por não ter seguido as 252 pistas fornecidas pelos pisteiros do caso Madeleine.Se bem entendo de pesquisas , essas 252 dicas já teriam passado por um crivo de exigência perital que permitia à investigação não se lançar à toa nos caminhos da perdição...
Estive nos Açores na inauguração da Exposição sobre o escritor Daniel de Sá promovida pela Morada da Escrita - um qualificado aproveitamento da casa onde viveu Armando Cortês-Rodrigues- tendo contribuido com um texto dedicado àquele meu velho amigo que intitulei para tudo resumir Daniel de Sá e o Universo da Compaixão.A Morada da Escrita tem equipamentos modernos e está aberta a escolas e grupos que queiram exercitar-se nas técnicas da redacção e da criação literária.Ora Daniel de Sá será um exemplo e um estímulo para muitos jovens insulares partirem à aventura das suas capacidades.