sexta-feira, janeiro 29, 2010

Os Dias do Presidente

Os Dias do Presidente da República é o tema do meu artigo de hoje no Correio da Manhã.Quando a Justiça é uma das últimas atribuições da soberania nacional convém que o Estado as cumpra como prova de vida.A Abertura do Ano Judicial é apenas um suspiro.É uma das festas móveis do calendário político dos presidentes da República.

quarta-feira, janeiro 27, 2010

Do iPod ao iPad



E a seguir ao iTunes, vamos ter o iBooks.

Fica a pergunta:
"iPad vs. Kindle: Will Apple's New Product Make eReaders Obsolete?"

terça-feira, janeiro 26, 2010

Volto já



Uma década em capas: internet, tecnologia, catástrofes naturais, terrorismo, intolerância, medo, recessão, esperança, novos messias, celebridades "al dente", cultura pop plastificada ...

Como diria o bom do Pangloss estamos perante "o melhor dos mundos possíveis".

sexta-feira, janeiro 15, 2010

Dia de finanças

Hoje volto ao Correio da Manhã para lançar a ideia de um empréstimo interno para aplicar em investimentos públicos de grande alcance.Chamei-lhe o Empréstimo da República.

sexta-feira, janeiro 08, 2010

Cabo Submarino

Inaugurei hoje um novo tipo de crónica no Correio da Manhã, agora à sexta-feira.A coluna tem o título de Cabo Submarino, uma referência ao papel destes na comunicação global .A de hoje dedica-se a dois pontos da agenda política para o ano de 2010: o Orçamento e as presidenciais.O João Gonçalves, com a sua atenção amigo já colocou um link para o artigo.
E sobre as presidenciais não se esqueçam do que declarei à revista Visão a semana passada sobre possíveis candidatos.

Pausas e leituras

Os bichos continuam activados mesmo que o Hidden Persuader tenha decidido fazer uma pausa que espero seja curta.Até lá recomendo a todos os leitores que o sigam no seu blogue individual para não perderem o seu apurado sentido da actualidade.

terça-feira, janeiro 05, 2010

Pausa



Porque a vida também é feita de pausas - pausa para o café, pausa para o cigarrinho et ceteras - aproveito para fazer uma pausa (pequena) de Bichos Carpinteiros.

Foram mais de 4 bons anos de ruminações, citações, hiper-ligações e divagações que começaram com um convite da Joana e do Medeiros Ferreira. Um obrigado a eles e a todos os leitores.

A vida continua, até na blogosfera.
Cheerio.

O Bono prevê



"Ten for the Next Ten" do cantor Bono dos U2. Ele canta, ele encanta, ele dá-se com os Senhores que mandam no planeta e até tem alguns e bons pontos de vista.

Sobre os direitos intelectuais e de propriedade:

"Caution! The only thing protecting the movie and TV industries from the fate that has befallen music and indeed the newspaper business is the size of the files. The immutable laws of bandwidth tell us we’re just a few years away from being able to download an entire season of “24” in 24 seconds. Many will expect to get it free."

Sobre os direitos de poluir:

"One smart suggestion I’ve heard, sort of a riff on cap-and-trade, is that each person has an equal right to pollute and that there might somehow be a way to monetize this. By this accounting, your average Ethiopian can sell her underpolluting ways (people in Ethiopia emit about 0.1 ton of carbon a year) to the average American (about 20 tons a year) and use the proceeds to deal with the effects of climate change (like drought), educate her kids and send them to university."

Sobre as novas dinâmicas de poder:

"Increasingly, the masses are sitting at the top, and their weight, via cellphones, the Web and the civil society and democracy these technologies can promote, is being felt by those who have traditionally held power."


[Fonte: NY Times]

Do bom governo no Luxemburgo

Um estudo do Ministério da Educação do Luxemburgo revela que um em cada quatro alunos que abandonam os estudos secundários naquele ducado é de origem portuguesa.Como explicar ao governo do Luxemburgo que tem de mudar de métodos pedagógicos, ou de professores? Como diria uma crítica do sistema em Portugal:tudo se resolve com esforço e disciplina...

sábado, janeiro 02, 2010

Córtex multifronte

Dois dos bichos aqui presentes inauguraram um novo hospital das letras aqui ao lado. Trata-se do blogue Córtex Frontal que espera pelas vossas visitas, mesmo de médico.
Claro que o pioneiro Bicho- Carpinteiro continuará a ser uma estação espacial em órbita na blogosfera pronta a receber todos os seus tripulantes.

Mestre e discípulos

Cavaco Silva não inovou muito na sua mensagem de Ano Novo em relação ao que disse em 2009. De pai tirano quando era primeiro-ministro tornou-se pai severo em PR. O que arrepia neste regresso ao futuro é perceber que Cavaco Silva deixa discípulos...