Sair tosquiado
É o título da minha crónica hoje no Correio da Manhã e na qual complemento o post anterior.
É o título da minha crónica hoje no Correio da Manhã e na qual complemento o post anterior.
A vitória de Filipe Menezes não é inédita nos anais do PSD.Quem era Cavaco Silva em 1985 senão um populista com umas luzes de economia global que ganhou aos notáveis da altura( João Salgueiro, Machete, Balsemão...) o congresso da Figueira?
O rigor fonético apossou-se da Casa Branca com aquela fé religiosa que impediu os seus serviços de esclarecer um som( se necessário ) entre west e east com os assessores de um primeiro-ministro de um país amigo antes de colocarem um monumental SIC entre parêntesis para todos perceberem o trocadilho.Pois agora apareceu no site da ONU o discurso de Bush com os nomes próprios de chefes de Estado elementarmente fonetizados.Um SAR-KO-zee cabulado sempre ajuda à imagem de imperador.Ou deve ser seguido de um latino SIC! ?
A RTP desdobra-se para se comemorar a si própria neste cinquentenário.A visita da Rainha Isabel II a Portugal e a erupção do vulcão dos Capelinhos servem às mil maravilhas para esse repetido propósito.São sempre apresentadas as imagens de arquivo, são recordadas as condições rudimentares da altura e referidos os herois dos improvisos.Confesso que até acho graça à singeleza do processo, e tomo tudo por arqueologia industrial.Hoje deu-se no entanto um passo em frente na recuperação das forças que apoiaram o sistema repressivo da ditadura:foi sublinhado o papel desenpenhado pela Legião Portuguesa no apoio às populações da zona sinistrada da ilha do Faial.Sem sequer explicar que competia àquela organização repressiva, por decreto de Salazar, as funções de Defesa Civil do Território.Hoje seria a Protecção Civil a fazê-lo. Os bombeiros, para a posteridade.
Acabo de ver a lição prática de dignidade e cortesia que Santana Lopes deu , na SIC-NOT, à utilização selvagem dos «critérios jornalísticos» que amesquinham o debate político.Poucos teriam a sua coragem perante o «directo» da chegada à Portela de Mourinho.
Por mim experimentava uma Taça da Liga sem os candidatos do costume.Foi uma pena que o SLB e o SCP não tivessem sido eliminados como o FCP.Mas não teria sido o fim da nova prova?Como a prova se destina a fazer alguém levantar a Taça sem ser no Estádio Nacional então que a final seja na Reboleira...
Estou a ver o Amadora-Benfica.Diria que os suplentes também se estão a poupar para Sábado!
Levar indevidamente uma menina loira de 4 anos para Marrocos, e fazê-la passear por berberes, eis um desafio inesperado para a Interpol...
As «directas» como expediente imediato de Marques Mendes à dupla derrota nas intercalares de Lisboa estão a revelar-se fatais para ele e para o PSD.Razão teve Paulo Portas , o outro derrotado daquela noite, que se remeteu apenas a uma profunda reflexão solipsista de que afastou o próprio CDS, e cujos resultados se desconhecem...
Alguns partidos podem estar a implodir, como afirma Manuel Maria Carrilho numa muito útil reflexão no DN, mas o PSD está a implodir da pior forma.Além de se ter afastado da credibilidade governamental está neste momento a evidenciar um grande desnorte com «as directas» .Inclusive está a levantar a questão histórica do tipo de enlace entre o PSD nacional e o PSD/Açores que deu a Mota Amaral tanto trabalho a fabricar...
O derrube da ditadura foi oferecido numa bandeja aos portugueses.Ainda na véspera a continuidade sufocava a evolução.Alguma legitimidade era necessária encontrar para o golpe de estado.A resistência política à ditadura fornecia esse elemento que foi usado com pinças.Até nos países de transição pactada entre os regimes autoritários e os democráticos se foi mais longe no reconhecimento do papel dos resistentes.Só na Espanha monárquica o número de pensionistas anti-franquistas ultrapassa os noventa mil. Pois no Portugal da revolução de Abril ´haverá 88 pensões atribuidas a cidadãos por«méritos excepcionais na defesa da liberdade e da democracia», conforme informação do Expresso deste sábado.Aí também se fica a saber que o número de requerimentos de anti-fascistas se cifra na modestíssima soma de 510.A diferença entre os pedidos e as pensões concedidas desde 1977 deve-se ao fantástico método de averiguações da acção desenvolvida por essas pessoas através dos acordãos dos tribunais plenários da ditadura!Um escárneo legal que o poder legislativo deve impedir imediatamente.E , aí sim, sem períodos de transição.
A Chanceler alemã Angela Merkel recebeu o Dalai Lama e fico satisfeito por ambos.Mas convém ter em conta que a Alemanha não tem o culto da fixação das fronteiras como elas nos chegaram ...Para se perceber o que se aplaude .
Mourinho já declarou que não aceitará treinar a selecção nacional neste contexto, como se esperava aqui.A par de outras que tem feito nestes dias esta declaração revela um óptimo estilo e grande sentido de fair play.Mourinho não é um amarelo.
Contrariamente à Procuradoria-Geral da República que não vislumbrou nada para investigar no tipo de financiamento da Somague ao PSD governamental do princípio do século, o Vice -Presidente da Comissão Europeia com os pelouros da transparência e da luta contra a fraude deu-se ao trabalho de averiguar as possíveis consequências daquele gesto cívivo operado em Portugal nos subsídios liberais outorgados a liberais em Bruxelas.Após os trabalhos adequados concluiu pelo não favorecimento daquela empresa portuguesa .Fiquei mais aliviado:na Europa não foi.
Mourinho e Scolari são os dois melhores treinadores que Portugal conheceu nos últimos anos. Bem diferentes entre si e no modo como conduzem as suas equipas, são líderes indiscutíveis , ambos demasiado autoritários e por isso mesmo mais vulneráveis do que parecem.Vi Mourinho despontar na sua rápida passagem pelo SLB e apercebi-me do erro que foi dispensa-lo .Um dia regressará nem que seja na versão Rui Costa .Até lá ainda será treinador de mais algumas equipas, umas já grandes outras que ele fará crescer.E também tem encontro marcado como seleccionador nacional.Mas não agora.Deve mesmo declarar que não aceitaria substituir Scolari nestas circunstâncias.Por fair-play...
Há uma semana escrevia aqui nos Bichos que «As investigações aceleram no caso Maddie.Mas como no cinema pressinto que o intervalo está a chegar».Pois chegou .
Quer se queira quer não o caso Maddie tem implicações na imagem de Portugal no exterior.Quem não se lembra do filme O Expresso do Oriente (ou Expresso da Meia Noite ?)que dava uma visão horrível do sistema judicial turco a propósito da condenação de um jovem norte-americano acusado de tráfico de droga e que correu o mundo?Justa ou injustamente é a imagem que ainda hoje temos da Turquia.Pois um jornalista do prestigiado jornal italiano La Repubblica perguntava com à vontade se é «possível que a polícia portuguesa tenha por hábito responsabilizar mães inocentes pelos casos não resolvidos?».Tanto bastou para que o nosso atento Embaixador junto do Quirinal, Vasco Valente, pedisse esclarecimentos ao jornal sobre a insinuação injuriosa, tendo já recebido satisfações do próprio jornalista.Um exemplo a ter em conta.
Quero felicitar o Cinco Dias pelo seu primeiro aniversário.São de facto dias diferentes na blogosfera.
O espírito brincalhão das nossas derrotas no mundial de rugby está hoje bem presente na utilização das estatísticas a propósito da presença das equipas portuguesas na Liga Europeia dos Campeões de futebol.Assim há quem assinale que o FC do Porto com este empate em casa contra o Liverpool leva já 10 jogos seguidos sem perder com teams ingleses...É o mesmo que dizer depois do SL Benfica perder com o AC Milan que marcamos sempre um golo em Itália!
A partir do SéculoXVII, e mais formalmente desde 1654, os súbditos ingleses residentes em Portugal tiveram direito a um juiz próprio .Ao saber que doravante as diligências sobre o caso Maddie vão passar a ser intermediadas pelas autoridades judiciárias britânicas que receberão atempadamente as cartas rogatórias dos magistrados portugueses é de novo todo um mundo que se revela .Ainda por cima foi indeferido pelo CSM o pedido de autorização para poder falar sobre o processo do juiz de instrução criminal Pedro Frias .-De maneira que daqui por diante o porta-voz dos McNann ataca na Inglaterra e a instrução portuguesa cala.Como será na imprensa ?Um caso de estudo para a comunidade internacional...
O Presidente Bush, que concordou com tudo o que o Primeiro-Ministro José Sócrates lhe disse na sua passagem por Washington(no estilo «Perguntei-lhe como estavam as nossas relações bilaterais, e ele disse que estavam boas...» e «O Primeiro-Ministro disse que queria trabalhar de perto com os EUA e eu disse-lhe que queria trabalhar de perto com o Primeiro-Ministro», como se lê no relato de Rita Sisa no Público), mostrou-se impressionado pelo jogging de Sócrates e felicitou-o pela vitalidade dos seus 50 anos.Nada que me surpreenda, embora eu próprio, agora sexagenário, olhe para os meus tempos de cinquentão como olho para o mês de Agosto em Setembro.E até pratiquei algum «jogging» ali para os lados do circuito do Estádio Nacional no alvor dos cinquenta. Porém ao aperceber-me que não havia lá fotógrafos adivinhei logo que não chegava a primeiro-ministro.Mas ainda dei mais umas corridinhas...
Numa coisa afasto-me dos nossos presidentes da República:não perco a cabeça por pactos de regime e até desconfio deles seriamente.Pior do que uma maioria é o perigo de conluio.Então não é que esta revisão do Código de Processo Penal que anda a por os cabelos em pé a muita gente resultou do Pacto de Regime sobre a Justiça que Cavaco Silva abençoou?Então experimentem!
Desde este fim-de-semana que escrevo na última página do verdadeiro Correio da Manhã.Trata-se da rubrica Bilhete Postal que durante os dias úteis pertence à Leonor Pinhão e que ao sábado e ao domingo era do seu Director, Octávio Ribeiro ,que ma cedeu com fidalguia.
Revejo no canal Gallery o filme sobre «Os últimos dias de Sophie Scholl» que relata a tomada de posição anti-nazi durante a guerra de um grupo minoritário de estudantes da Universidade de Munique.A figura principal é uma jovem protestante que educada, como seu irmão, na maior exigência ética pelos pais acha seu dever denunciar o horror hitleriano através de simples panfletos. Acabam condenados à morte por um tribunal político.Tudo me comove nesta história.E fico a pensar na responsabilidade dos pais perante as consequências da elevada formação moral dada aos filhos em tempo de miséria humana.
Contrariamente a Vital Moreira já não tenho estados de alma perante governantes que gostam de assinalar o culto a que pertencem.Um dia a Igreja fá-los-á ver que essas atitudes são de evitar nestas circunstâncias políticas.Apreciei, isso sim, a autonomia pessoal da Ministra da Educação que não imitou o Primeiro-Ministro.
Os jogadores de Scolari já conseguiram quase todos as transferências e os contractos possíveis para as suas carreiras.Jogam enfastiados e à espera do apito final.Deco, Ronaldo,Quaresma, Paulo Ferreira, mesmo o Simão Sabrosa que marcou o golo, não corresponderam ao entusiasmo dos adeptos.Só Nuno Gomes pagou o preço de ter levado a bola à trave. E Scolari não pode fazer de conta que não entendeu ,durante a última meia-hora do jogo, que a Sérvia mais minuto menos minuto marcaria.As substituições foram feitas «by the book» sem sombra de talento.O árbitro não desmereceu da qualidade do jogo .Quem sabe se não estará também na fase final do Europeu?
Hoje é dia de ganhar à Sérvia para assegurar a presença na fase final do Europeu2008.Contrariamente ao que está entendido para as selecções de basquetebol e para os amadores do rugby, no futebol temos mesmo de vencer.Nesta modalidade as vitórias morais pertencem ao passado.Custa sempre crescer...
Há clusters levados do diabo.Não é que as companhias de aviação que fazem as ligações entre a Venezuela e Portugal são escolhidas para levarem malas de traficantes de droga ?Haverá vantagens comparativas ou é vício dos bagageiros?
Com a indiferença cosmopolita da blogosfera lusa da indignação foram destruídos 11 hectares de milho transgénico numa propriedade privada do Departamento francês do Maine-et-Loire, numa operação em tudo idêntica à que se assistiu entre nós no Algarve. Nao se reage porque o grupo em França não se chama Eufémia?Mesmo sozinho , protesto!Nem um governo de direita bate a sério na Europa...
As investigações aceleram no caso Maddie.Mas como no cinema pressinto que o intervalo está a chegar.
Hoje é dia de reflexão.Há 6 anos os EUA foram vítima de um acto de guerra no seu próprio território.O Conselho de Segurança da ONU não teve qualquer dúvida, e não podia tê-la, de que os EUA haviam sido agredidos.Por quem, sempre me pareceu mais difícil de determinar do que a aparência de uns grupos bem organizados de terroristas pode fazer crer.Seia anos depois a guerra de usura continua facilitada e exponenciada pelos erros da admistração Bush que só sabe pedir mais verbas ao Congresso para a guerra no Iraque.Só mais tarde se revelarão os grandes inimigos de Washington.
Vejo os Prós e Contras tão atempadamente agendado a semana passada sobre o caso Maddie.Para além de outras observações verifico como todos estão auto-satisfeitos com as suas profissões.Advogados, polícias, jornalistas, psicólogos afirmam sobretudo os conhecimentos que lhes dão poder e influência.A verdade não está no centro do debate´.O casal McKhan transporta um mistério, foi a afirmação mais esclarecedora que ouvi.
O Daniel Oliveira, que aprendi a apreciar nas nossas discussões dos Passos Perdidos e da Praça das Flores e, depois, no Barnabé ,e no Expresso, distinguiu os Bichos como o blogue da semana fazendo-nos saltar da rede comum do Peixe Miúdo no Arrastão.Continuamos em boa companhia.
É conhecida a tese da especial responsabilidade cívica de figuras públicas como o são os apresentadores de televisão.E porque são populares às vezes fazem a sua demagogia, embora com consequências díspares.Entre nós alguém que insinue ter gostado da Mocidade Portuguesa pode vir a ter um alto cargo no mundo da comunicação.Na Alemanha é diferente:a jornalista do canal NDR, Eva Herman, elogiou as políticas de família do regime hitleriano e foi dispensada pela estação dado que«as declarações são incompatíveis com o seu papel enquanto apresentadora de talk-shows».Ora aí está um canal verdadeiramente radical...
O casal McCann chegou são e salvo a casa na Grã-Bretanha transportando vários mistérios, mais difíceis de desvendar do que os simples segredos de Estado.Percebe-se que nada é transparente e tudo parece coreografado.Li que doravante as diligências das autoridades portuguesas relacionadas com «a Kate e o Gerry» se devem processar pelo método não electrónico e não informático da «Carta Precatória» -esse velho expediente não-mediático.E caso seja necessária a colaboração de algum juiz inglês regressamos, nestes tempos modernos da cooperação reforçada policial europeia, à antiga figura do Juiz Conservador Inglês que tantos britânicos salvou das garras da Inquisição «e dos que vulgarmente se chamam alcaides»...
Não tenho vindo com tempo à blogosfera por isso não fui dos primeiros a dar os parabéns ao Francisco José Viegas na versão Origem das Espécies que aqui ficam com gosto.Mas aproveito para defender o Estádio onde hooligo:caso os jogadores portugueses tivessem seguido a «táctica» do terceiro anel que pedia «mais um» depois do golo do Ronaldo em vez de se perderem com rodriguinhos de última hora a vitória seria nossa!E estas coisas modificam as nossas vidas...
Está a causar muita especulação o facto de ter havido um grupo de assaltantes que escolheu Viana do Castelo para seu teatro de operações exactamente quando se reunia naquela cidade minhota o Conselho de Ministros informal da UE com as medidas de segurança policial correlativas.Será que se tratou de um desses comités de avaliação exógenos tanto na moda que resolveu testar na prática essas rotineiras medidas?Ou tratou-se apenas de audácia criminosa?
Enquanto se reunia o Conselho de Ministros informal da UE numa Viana de Castelo com polícias e ladrões, as atenções internacionais estavam fixadas em Portimão na rua da Polícia Judiciária, onde os dois McCann foram considerados arguidos.Suspeito que a sociedade portuguesa será julgada internacionalmente mais pelos resultados da investigação policial do que pela «perfomance» na presidência rotativa da UE.
Desde a criação do Banco Central Europeu que se tornava evidente uma mudança nas funções dos bancos centrais nacionais.Por pura demagogia comunitária começou-se pela redução dos funcionários em cada país (mais uma vez com a terrível excepção francesa!).Depois houve quem pensasse no contributo deles para ajudar os respectivos governos a cumprirem o Pacto de Estabilidade que, por cobardia institucional, nunca questionaram.Finalmente chegou a hora de em Portugal se olhar mais de perto para algumas das novas funções do BP.Deste modo o governo legislou ontem no sentido de possibilitar ao Banco de Portugal um papel mais activo na fiscalização das outras instituições financeiras e de actuar como provedor dos clientes dessas entidades.Lembram-se daquele movimento de cidadãos que se organizou para proteger os clientes dos bancos do à-vontade com que estes os taxavam?Por vezes a sociedade civil vai à frente...
Esta é a minha convicção.E sempre são duas investigações que se poupam...
Cavaco Silva demonstrou um grande sentido do timing para aparecer durante a presidência portuguesa da UE.Com a volta às instituições europeias nestes primeiros dias de Setembro reabriu, por assim dizer, a presidência após o intervalo de Agosto. Com o discurso no Parlamento em Estrasburgo colocou-se para além das vicissitudes do Tratado e tratou de problemas com futuro.Há uma estratégia em Belém.
Karl Kraus escreveu em 1914 que a guerra que então se inflamava na Europa se devia em grande parte ao papel da imprensa em muitos países.Que diria hoje o crítico dos média sobre a sua responsabilidade na aventura ocidental no Iraque?
Li hoje no DN que há 34.000 seguranças privados em Portugal empregados por empresas .Um choque tecnológico à escala do novo modelo económico do país?Uma nova vaga de contínuos a recibo verde, reproduzindo os últimos escalões de uma função pública encapotada?Ou uma enorme massa de recrutamento para a violência escondida?