quinta-feira, junho 04, 2009

A Bertrand foi pequena...

A Livraria Bertrand foi pequena para receber os convidados para o lançamento do livro de
João Gonçalves, Portugal dos Pequeninos, cuja apresentação foi feita por José Pacheco Pereira , antes do próprio autor da antologia de textos bloguísticos pegar na palavra e a desenvolver a seu belo prazer. Gostaria aqui de reproduzir um excerto do prefácio que tive muito gosto em escrever:
«Considero João Gonçalves um dos melhores cronistas deste século XXI,
um século ainda tão pequeno, como Karl Kraus considerou o XX na véspera da Grande Guerra de 1914.Esse mesmo Karl Kraus que ostracisava os jornais de referência que ele tinha por responsáveis da hecatombe em preparação. Daí que editasse o seu próprio jornal, DIE FACKEL, várias vezes apreendido pelas autoridades de Viena, imperial mas a desfazer-se.Para o súbdito austríaco o mais importante no público é a faculdade de julgar e não a de opinar. Pois considero haver analogias entre um pensador como ( Karl Kraus) e o nosso João Gonçalves .(...) Ambos convocam o escândalo do julgamento e a errância de caminhos. Ambos marcam a sua época em meios de expressão fora do sistema. Um com uma folha de jornal, o outro com o seu blogue Portugal dos Pequeninos. »
Hoje a blogosfera foi homenageada como uma das maiores ilustrações contemporâneas da liberdade de pensamento e de expressão na figura de um seu destemido utilizador , o João Gonçalves.