domingo, março 15, 2009

Correntes da leitura

Desafia-me aqui a Joana para um jogo que se desenvolve por estes dias na blogosfera e que consiste em reproduzir a 5ª linha da página 161 de um livro que se tenha à mão. Já confessei várias vezes que também não sou um entusiasta dessas correntes, aliás simpáticas, por ter dificuldade em fazer os links com a rapidez com que gosto de utilizar o blogue. Mas tendo em conta que pergunto inúmeras vezes «O que andas a ler» às pessoas , respondo à JAD com dois livros. Um não tem mesmo cem páginas mas fez as minhas delícias há pouco tempo.Trata-se do relato de Nick McDonell-The War at Harvard, publicado o ano passado e que anuncia um futuro génio literário.Impressionou-me aquele índio Lakota que consegue saír da sua reserva em Pine Ridge, passa uns aninhos na Universidade de Harvard e acaba voluntário na guerra do Iraque. Que destino.
Livro com a página 161 tenho à mão um de Aquilino Ribeiro-
Príncipes de Portugal, Suas Grandezas e Misérias, cuja primeira edição foi apreendida pelos discípulos da política do espírito do doutor Salazar por ter atacado D. João III , a Universidade de Coimbra e uma certa ideia desta terra de Santos e Heróis, que agora volta a ser. Ora a pg 161 trata do vivo da matéria:
«Hoje Portugal gloria-se dos Amatos, dos Sanches, dos Gouveias, que enalteceram a terra portuguesa, pelo facto de terem ouvido aqui a canção do berço. Fraca consolação!Antes são eles fantasmas miliários, clamando contra aquele que Pinheiro Chagas, na peugada aliás de Herculano, chama o mais estúpido e fanático dos reis». Fim de citação.