domingo, dezembro 23, 2007

Formas de marcar Portugal




Eu devo confessar que gosto e acho extremamente interessante o conceito "Portugal. Europe's West Coast". Ainda que para alguns se trate de um exercício puro de whishful thinking, talvez este seja um dos caminhos a trilhar como modo de fugirmos do imaginário e das conotações menos positivas que o "Sul da Europa" desperta nos povos do hemisfério Norte rico.

Talvez este posicionamento geográfico seja uma das melhores formas de vender a imagem de um Portugal, que tal como no passado continua (literalmente) virado para o novo mundo: um país explorador, descobridor, sem medo de se aventurar e avançar para o futuro - Atributos, que bem trabalhados se podem tornar atraentes como forma de canalização de turismo e investimento estrangeiro. Um país de descobridores que quer ser descoberto, portanto.

Já no que se refere à forma, à execução do conceito per se, devo confessar que do que vi desta primeira fase da campanha, acho-a convencional e pouco imaginativa. Como de costume, há uma tentação inata, quase provinciana de nós portugueses nos colocarmos em bicos de pés a acenar e a gritar aos grandes, que também nós por cá temos e produzimos óptimos futebolistas e fadistas (agora ao que parece adicionados a um arquitecto e uma cientista) que dão cartas lá fora.

Será que a melhor maneira de mudarmos percepções, de nos vender-mos lá fora, tem que passar sempre pelo endorsement da prata da casa? Ainda para mais quando a maioria dessa prata só reluz e fica dourada quando emigra e parte para fora. Não seria mais interessante e eficaz, pelo contrário, termos um conjunto de ilustres estrangeiros, como por exemplo um Paul Auster, um John Malkovich, um Cliff Richards, um Carlos Saura, um D. Juan Carlos (o Sr. do "porque no te callas?" que viveu a sua meninice em Portugal)... tantos outros, como embaixadores da apelidada Marca Portugal? Escritores, cantores, actores, empreendedores - pessoas que têm negócios, que têm uma vivência, que conhecem bem e que têm uma ligação emocional forte ao país - e que poderiam partilhar e relatar a sua experiência de um Portugal intímo que só eles conhecem? Uma espécie de testemunho pessoal "This is my West Coast", o que esta tem de diferente e de tão especial?


Nota: A título de curiosidade a actriz Norte-americana Gwyneth Paltrow (que viveu e estudou em España) está a filmar um documentário estilo road trip de "mochila às costas" por toda a Espanha, com o objectivo de promover a cultura, gastronomia e modus vivendi espanhol. Há lá melhor promoção para o país de nuestros hermanos que esta? Já tiveram um Hemingway agora têm outra compatriota norte-americana a mostrar o que Espanha tem e que os outros não têm.