domingo, janeiro 21, 2007

Estádio da Tapadinha

Quando o Eduardo Paz Ferreira, com aquele jeito que ele tem para animar os acontecimentos, sugeriu irmos ver o jogo do Santa Clara com o Atlético disse-lhe logo que sim.Gosto dessas festas connosco próprios.
Hoje lá fomos mais o filho e um amigo deste que nunca fora ao futebol até ao estádio da Tapadinha , onde os adeptos do Atlético nos receberam com galhardia dado que as cores do Santa Clara estavam bem visíveis no cachecol do Zé que o herdara de um colóquio desportivo em que participara o pai...
Para quem está viciado no lugar cativo dos estádios da Luz o ambiente da Tapadinha remete para outro mundo.O apoio à equipa não depende da exibição.O entusiasmo cresce com o desenrolar do jogo.Não notei que alguém saísse antes do fim.Voltei a sentar-me no cimento mais cru e,como no antigo campo Jácome Correia em Ponta Delgada, desdobrei o lenço para me sentar como muitos outros na Tapadinha.A tarde esteve esplêndida, a visão do Tejo embaraçada por pilares da ponte e edifícios avulsos.Ao meu lado um antigo alcantarense diz-me sem eu lhe perguntar nada:«desfizeram as fábricas, fomos sendo empurrados para fora, moramos agora mais para o Cacém e
Sintra.»
Pois é.Mas o Atlético continua no velho estádio da Tapadinha e ganhou ao Santa Clara
pelos mesmo resultado com que eliminou o FC do Porto no Dragão.Um tomba gigantes...