quarta-feira, outubro 11, 2006

Para onde ir sem o Limbo?

A Comissão Teológica Internacional vai propor ao Papa o fim do Limbo, essa excelente utopia(no seu sentido literal) que levou quase ao Céu milhões de crianças desde que Santo Agostinho o criou, qual Deus das ideias, para oferecer uma solução justa aos bébes que ,já com o pecado original no código genético, eram vítimas da natalidade infantil antes de receberem o sacramento do baptismo.Para a minha Mãe esta doutrina foi de grande consolo quando arriscou embarcar-me no Funchal com destino a Ponta Delgada em pleno Atlântico invernoso e em plena guerra mundial, sem baptismo e apenas com 3 semanas de vida.O episódio foi-me contado as vezes suficientes para me provocar uma preferência pessoal na vida eterna.Por mim o Limbo estaria bem, como aliás o Purgatório não fosse este destinado a seres mornos.Agora sem um nem outro sinto-me numa via única não sei bem para onde.