quarta-feira, junho 07, 2006

Filomena Mónica ao Parlamento!

Desde o fim dos morgadios que os deputados não são muito considerados em Portugal.Quando havia a representação por Ordens não se colocavam questões de meritocracia.Representar corpos dá outra defesa...Camilo e Eça emprestaram algum talento literário, por vezes repetitivo, a desancar o comum dos bachareis que era eleito deputado.Ainda hoje quem sabe alinhavar uns adjectivos novecentistas faz figura de juiz dos costumes políticos em Portugal...
Ultimamente, talvez por ter terminado uma obra de tomos sobre os parlamentares portugueses entre 1834-1910, a minha amiga da Faculdade de Letras de Lisboa Filomena Mónica tem vindo a exagerar no tom depreciativo(que noutras circunstâncias lhe fica a matar...)com que brinda a actividade parlamentar desde que ela existe entre nós.Eu que já vi muito talento perder-se nos passos perdidos tenho a certeza que aquela investigadora social daria uma excelente deputada.Caso venham a existir os círculos uninominais acho que a Filomena Mónica deve à Pátria a disputa de uma cadeira na Assembleia da República.Um dia será moda ser-se deputado excepcional.Pena que eu já não esteja lá.