domingo, janeiro 08, 2006

O mundo do trabalho e a concertação social

Ontem assisti, na qualidade de membro da comissão política da candidatura de Mário Soares, à reunião de centenas de dirigentes sindicais organizada com entusiasmo por Vítor Ramalho na FIL da Junqueira.Foi um momento alto de esclarecimento mútuo, de informação, de entendimento entre as partes envolvidas no processo produtivo e a dimensão política do contracto social.
Tudo começou com um excelente ,e genuíno, discurso da dirigente sindical europeia Helena André,que Mário Soares, em boa hora,convidou para mandatária nacional para o Trabalho, e continuou com o testemunho de dezenas de dirigentes da CGTP e da UGT.
Ao ouvi-los ficou-me a certeza que a concertação social é possível e desejável em Portugal nos próximos tempos.Mário Soares foi muito claro nesse sentido.
Como não houve nenhum fait-divers, a comunicação social pouco se interessou pelo encontro.Mas foi das coisas mais sérias deste período eleitoral.
E a presença de outro membro da comissão política ,Dias da Cunha,foi reveladora do que pode ser a atitude de um empresário de sucesso atento ao mundo do trabalho.