terça-feira, dezembro 27, 2005

Prova de Vida

Consta que o Bilhete de Identidade de Maria Filomena Mónica já vai em mais de 20.000 exemplares vendidos, e imensa gente me faz saber que já o leu.Pois hoje vou falar de outras memórias, agora de um homem da mesma geração.Que obviamente fala mais de mulheres.
Trata-se de 3 volumes de Rodrigues da Silva,actual chefe de redacção do Jornal de Letras, e militante de extrema-esquerda desde o tempo das lutas estudantis contra a ditadura.
Pois Rodrigues da Silva ,com a cumplicidade de um editor privado,escreveu cerca de 1.500 páginas apenas com 50 cópias para distribuir aos seus amigos ou a quem lhe marcou a existência.PROVA DE VIDA é o título evocador de um livro que se lê de um trago.E como é largo o copo...
Confesso que acho o último volume menos conseguido do que os 2 primeiros.É caso para se dizer que não são só os historiadores que têm dificuldades com os tempos mais recentes.
Este postal é também uma tentativa de convencer o meu querido amigo Rodrigues da Silva a deixar entrar a sua vida relatada no circuito comercial...