segunda-feira, dezembro 26, 2005

O meu cinema paraíso

Após o jantar em família revejo,na rtp2,o filme de Tornatore«Cinema Paraíso», com música de Ennio Morriconne.Já não tem o mesmo efeito da exibição no fim dos anos oitenta , mas ainda impressiona.Recordo o meu Teatro Vilafranquense,na ilha de S Miguel,onde dos sete aos doze anos vi tudo que havia para ver sem limite de idade, pois o Estado só a muito custo lá chegava, e não começava por pedir a idade dos frequentadores daquele cinema restaurado em 1950.
O meu Alfredo era o cabo Norberto da guarda-fiscal, que escolhia os filmes e os discos que davam ambiente ao velho teatro transformado em sala de cinema.O início da sessão era sempre precedido da marcha turca de Mozart, e os espectadores saíam ao compasso da marcha de Radetzky.Como o meu pai era muito severo com distracções que ele considerava inúteis, o cabo Norberto dava-se ao trabalho de passar lá por casa para convencê-lo a permitir que eu e um irmão meu fôssemos com ele ao cinema.
Saí de Vila Franca do Campo em 1954 com 12 anos e só voltei a encontrar o cabo Norberto em 1975.Ele fez questão de assistir ao meu primeiro comício em S.Miguel!