quinta-feira, setembro 08, 2005

Transcrever Cavaco Silva

Reparo que da minha intervenção nos Prós e Contras os comentários,neste blogue e noutros como O Portugal dos Pequeninos, incidiram particularmente na citação feita do testemunho de Cavaco Silva sobre a negociação para a entrada do escudo no Sistema Monetário Europeu em Abril de 1992.Para esclarecer todos transcrevo o que invoquei na rtp:

«O principal ponto de discórdia estava na taxa de câmbio do escudo proposta pelo Governo e que eu tinha revelado no encontro,em Lisboa, com os jornalistas:180 escudos, em relação à moeda comunitária denominada ECU.Era uma cotação que os nossos parceiros não queriam aceitar, porque representava uma desvalorização superior a 2% em relação à taxa observada no mercado.Para ultrapassar o impasse, dei indicações para que fosse aceite a proposta de compromisso apresentada pelo governador do Banco da Alemanha, Hans Tietmeyer, de uma taxa de câmbio de 178,735 escudos por ECU.»(Autobiografia Política II , p206)

(....)

«Vieram dos empresários as críticas mais violentas.Confrontados com a recessão económica que atingiu a Europa, em 1992-1993, e pouco vocacionados para apostar no aumento da produtividade, na inovação e na melhoria da qualidade dos produtos, e habituados a que o escudo fosse,de vez em quando,desvalorizado para colmatar as dificuldades de competitividade das empresas, não admitiam que essa possibilidade desaparecesse.

Em 25 de Setembro de 1992, num hotel do Porto, num jantar organizado por Eurico de Melo com um grupo de grandes empresários do Norte, bem me esforcei por explicar a importância da política de estabilidade cambial para o futuro da economia,mas tive pouco sucesso.Chegaram a acusar-me de querer destruir a indústria portuguesa,o que me incomodou e entristeceu.Quando,cerca da meia noite, recolhi ao quarto levava comigo um certo desânimo.Apoderam-se de mim interrogações sobre se Portugal, com os empresários e os sindicalistas que tinha, conseguiria vencer o grande desafio da união monetária.»(ob cit p 207)

Espero que agora fique tudo esclarecido sobre a substância da minha intervenção neste ponto.

Para além das felicitações que tenho recebido pala participação no programa há quem me critique por ter interrompido com àpartes outros intervenientes.Admito ter excedido a quota mas trata-se de corresponder a um apelo dos animadores dos debates televisivos.E ,às vezes,calar é consentir...