quinta-feira, setembro 29, 2005

O Pacto Mentiroso

O Eurostat põe em causa as contas públicas nacionais do ano de 2004, assim como as de outros países.No caso português estarão em dúvida algumas operações contabilísticas de Manuela Ferreira Leite, nomeadamente as transferências de despesa para as autarquias e para os «hospitais sa».
Não me surpreende a revisão de contas.O Pacto de Estabilidade tornou-se um artifício desacreditado pelo falso rigor com que foi imposto aos Estados nacionais ,quando os seus critérios, a fazerem sentido,só têm repercussões na saúde da moeda comum se agregados como resultado da média geral dos orçamentos de todos os países membros.Conscientes disso todos mentem em Bruxelas com os números que apresentam. e a Comissão avalisa tecnicamente. tendo em conta critérios políticos de circunstância.O excesso de zelo que Helena Garrido denuncia no DN de 3 feira,começou na elaboração do próprio pacto.Mas a ideologia monetarista prefere enganar-se com os números do que corrigir os termos do convénio.
Por isso um número cada vez maior de países assume que não cumpre os critérios do défice e da dívida pública,sem que isso belisque a solidez do Euro.