domingo, agosto 21, 2005

Ser citado na blogosfera

A blogosfera está atravessada nestes dias por duas polémicas fortes: uma sobre o anonimato e a outra sobre o uso dos blogues como fonte de inspiração para as agendas dos jornais.

Sobre o anonimato, a única questão relevante é a do conteúdo das matérias colocadas na blogosfera pelos que não dão a conhecer o seu verdadeiro nome. Há muita liberdade de espírito, e de opinião, que se não revelaria de outro modo. E muitas vezes há situações pessoais que isso recomendam.Já os ataques pessoais, os insultos, que com tanta frequência inundam as caixas de comentários, fazem parte do lixo que todas as sociedades produzem, mas que umas sabem tratar melhor do que outras. Este ultimo caso tem sido um tema de discussão entre os autores do Bicho-Carpinteiro, ainda sem solução consensual.

Quanto ao uso da blogosfera como fonte de inspiração das redacções dos órgãos de comunicação social, o assunto merece mais a atenção deontológica dos jornalistas do que grandes gritos de indignação por parte dos bloguistas.Também não vale a pena tentar diminuir o impacto de muitos blogues no agendamento temático dos jornais, como me parece detectar aqui e ali em recentes artigos sobre o assunto.

Ultimamente muitos jornalistas começam as conversas comigo dizendo que já leram o que escrevi no bicho-carpinteiro , e que querem ir mais além.Confesso que tento remetê-los para a citação do blogue, mas percebo que a originalidade é um valor...

Há ,aliás, excelentes blogues feitos por jornalistas, como o GLÓRIA FÁCIL, A GRANDE LOJA DOS TREZENTOS.o TERRAS DO NUNCA, entre outros.

E é com este «entre outros » , com que os jornalistas remetem para o anonimato quem gostaria de ter nome, que termino esta carta aos bloguistas.