quarta-feira, agosto 17, 2005

Opção Estratégica versus Vazio

Apoio a candidatura de Mário Soares à presidência da República há mais de 2 anos,antes da declaração de qualquer vazio à esquerda.É uma opção estratégica minha que muitos conheceram a devido tempo, ainda se falava da fatalidade da candidadura de Guterres.

Por isso, não tomo à letra a tese do vazio `a esquerda para juntar todos à volta do fundador do regime democrático em Portugal. Uma opção estratégica é o contrário da aceitação de um estado de necessidade.

Mário Soares,pela idade e pela acção desenvolvida antes do policiamento interno das reputações políticas, desembaraçou-se a tempo da selecção exógena dos valores à esquerda. onde só medram os percepcionados como conformistas pelos poderes instalados.Daí não haver no mercado quem tenha hipóteses de derrotar Cavaco Silva, a não ser ...Mário Soares.

Por isso, por estar imune à fabricação de timidos valores à esquerda, ou ao apoucamento de outros, Mário Soares conseguiu elaborar nos ultimos anos uma série de posições que o colocam como um fortíssimo candidato progressista.Na previsão de um vazio?