quarta-feira, agosto 10, 2005

Notas Presas

No serão de segunda-feira tive a oportunidade de assistir, pela primeira vez, ao programa Notas Soltas com António Vitorino a ser entrevistado por José Rodrigues dos Santos, na RTP1. Das intervenções que já vi de AV, salta sempre uma grande falta espontaneidade e um discurso de papel quadriculado. Contudo, este formato tipo holofote agudiza a coisa. Vitorino mostra-se tenso, com a fala estudada, mas não o suficiente para que apareça descontraído e natural. Se há coisa que, certamente, as audiências apreciam em Marcelo Rebelo de Sousa é a vivacidade e expressividade que se transformam em pedagogia. O Professor, portanto.
Não que goste particularmente, mas lá que tem resultado…

Quanto aos conteúdos, AV foi completamente redondo. Nos fogos fez o discurso das condições climatéricas e pouco mais. Sobre a Caixa meteu os pés pelas mãos, e mesmo perante a insistência de uma resposta clara e concisa, por parte de JRS.
(Isto tudo para além dos aspectos panfletários do Governo/partidários que a Alta Autoridade para a Comunicação Social levantou relativamente à participação de AV- e que também tinha colocado com MRS)

Como volta e meia mostravam ambos no ecrã, a imagem de JRS, enquanto escutava, era desoladora. Parecia mesmo que estava a fazer um esforço para prestar atenção. Eu também.