sábado, julho 30, 2005

Ruminação matinal

Vinha eu com o café tomado e de braço dado à jornalada "fim-de-semanal" quando dou por mim a ruminar sobre Portugal, as nossas gentes, as nossas motivações ... e o porquê de sermos como somos.

Num ápice exercício de flashback mental chego à costumeira conclusão de que nos estamos a tornar numa sociedade cada vez mais egoísta e individualista, deslumbrada pela (fácil) cultura do sucesso, da imagem e da aparência. Um autêntico jogo de "soma nula", onde cada cão tenta morder o outro para chegar primeiro à casota. Igualmente também encontramos situações de "soma positiva" onde figuras semi-públicas emergentes jogam com a mesma comunicação social que as fabricou, num desesperado acto de ver quem precisa de quem, quem vai deixar cair quem primeiro.

Qual prostituição mediática qual quê? O importante mesmo é o dinheirito cada mês que nos compra status, prestígio e identidade traduzidos nos jantares, roupas, carros, férias ... o típico conforto material das nossas sociedades modernas e desenvolvidas. Haverá mais para além disto, nas nossas vidas?