CASAMENTOS SEM SEXO
A recente legalização dos casamentos entre homosexuais na Espanha dos reis católicos relançou a discussão do tema entre nós.Vital Moreira responde no Causa Nossa aos clássicos argumentos contra de Mário Pintono Público de hoje.Concordo com os avançados por VM mas ocorre-me colocar a questáo sobre um outro ângulo.
Há muito que nos casamentos entre homens e mulheres deixou de ser a efectivação do acto sexual um factor de apreciação da bondade da relação.Do mesmo modo se pode imaginar que nas uniões entre pessoas do mesmo género a única discussão sobre sexo seja para determinar o dos anjos.O único beijo poderia ser o do dia do casamento.
Ainda o outro dia disse isso a uma querida amiga lucidamente fracturante ,mas não lhe arranquei uma verdadeira concordãncia nessa isenção dos serviços mínimos entre pares do mesmo sexo que queiram viver juntos sob contracto matrimonial por outras afinidades da espécie humana..
Dois amigos,ou duas amigas,podem querer amparar-se no presente e no futuro pela via desse laço matrimonial e correlativos direitos e deveres entre conjuges sem partilharem a mesma cama.
a Igreja está peada pelo seu pendor sacramental, mas o Código Cívil acaba sempre por acolher a racionalizaçao da organização social.Mais cedo ,ou mais tarde,ele inventará a formúla do contracto de vida em comum que já se chama matrimónio.
<< Home