quinta-feira, junho 30, 2005

O Regime Político ainda é o mesmo?

Não sei se o José Medeiros Ferreira gostará que eu o mencione como um sinal da inauguração de um processo paulatino de mudança de regime. Contudo, interpreto a tentativa de anulação da sua acção política, cifrada no afastamento das listas de deputados e na omissão de o indicar para o Conselho de Estado, conforme noticiado na altura, como uma intenção deliberada de privar o regime democrático de uma figura que conhece o mapa e as fronteiras desse regime, desde a luta anti-fascista. Do mesmo modo, o afastamento de Ana Benavente, agora mais claro no contexto actual das medidas tomadas no ensino, representa a vitória da influência orgânica da Igreja Católica. O facto de Helena Roseta ter sido dispensada das listas de deputados enfraquece a autonomia do grupo parlamentar. Claro que o Manuel Alegre poderia desempenhar o mesmo papel, não estivesse tão expectante de uma possível indicação do PS para a sua candidatura presidencial.
Neste quadro, Sócrates sente-se à vontade para desqualificar o movimento sindical apelidando-o de corporativo. Qualquer alteração das leis laborais depois deste ataque não passará de fachada.
E, sobretudo, prepara-se para alterar a lei eleitoral, introduzindo os círculos uninominais, de forma a decapitar a representatividade do pluralismo das correntes políticas em Portugal.
Não é isto uma mudança de Regime?