quinta-feira, junho 16, 2005

Barroso e a Cimeira

O Presidente da Comissão Europeia tem por estes dias a sua prova de fogo enquanto líder internacional. Nestas situações confusas o melhor é simplificar.
Assim deve começar por constatar o óbvio: o TRATADO CONSTITUCIONAL, nesta versão, já não entrará em vigor. Deve pois ser muito claro nesta matéria por muito que isso custe ao eixo continental. As ratificações devem parar e um novo diploma, mais simples e mais participado na sua génese, deve ser elaborado, incorporando as lições do funcionamento dos órgãos comunitários depois do último alargamento.
Durão Barroso terá de chamar a si o dossier das PERSPECTIVAS FINANCEIRAS, procedendo a discretas negociações, como aliás tanto gosta, entre as partes em confronto até poder apresentar uma solução consensualizada numa próxima cimeira.
Finalmente deve fazer ouvir a voz da Comissão em termos internacionais, para combater a impressão de desagregação que alguns querem fazer passar. Por exemplo podia dar novos meios de socorro ao ALTO COMISSARIADO DA ONU PARA OS REFUGIADOS nesta emergência.