terça-feira, maio 17, 2005

Desculpas de mau...informador

A Revista Newsweek publicou uma reportagem onde afirmava saber de fontes governamentais que era prática em Guantanamo os oficiais mandarem para as sanitas o Alcorão, como forma de fazer pressão sobre os detidos. Essa mesma reportagem originou protestos em vários países (Afeganistão, Paquistão, Indonésia), tendo sido feridas mais de 100 pessoas e morrido 16. A revista foi condenada em outros tantos países, como o Egipto, a Malásia e a Arábia Saudita, e surgiram mesmo ameaças de uma guerra santa. A Newsweek agora diz que a sua investigação estava errada e que a fonte afinal não está segura do que disse.
Contudo, vários prisioneiros (do Reino Unido, do Kuwait) recentemente libertados têm feito as mesmas declarações, dizendo que actos como esses serviam para obter informações dos prisioneiros.
Do mesmo modo, podia-se ler a 9 de Março no Miami Herald:
“Yet recently declassified court documents allege that, as far back as 2002, some of Guantanamo's staff cursed Allah, threw Korans into toilets, mocked prisoners during prayers and deliberately took away prisoners' pants knowing that Muslims can't pray unless covered. Imagine a U.S. prisoner of war who is a devout Christian having his Bible tossed into the toilet or his rosary taken away. The U.S. government would rightly denounce such offenses as human-rights violations”, como em muitos outros orgãos de comunicação social mainstream.
Insiste-se agora que a Newsweek apresente um pedido desculpas formal, de modo a sossegar os ânimos agitados e que insistem em retaliações. E que tal assegurar uma investigação séria, profunda e independente?