quarta-feira, maio 25, 2005

Carpinteiros por aí. Alguns mails dos leitores do DN sobre a Educação Sexual nas escolas

Li a notícia do Expresso e o editorial idiota do mesmo jornal que termina de facto dizendo: "Os comportamentos de risco têm causas sociais profundas e não decorrem de falta de informação." Como é possível um suposto jornal de referência chegar a esta conclusão absurda? (…) A transmissão de doenças sexuais, a existência de gravidezes indesejadas, e aborto clandestinos são fruto da falta de educação sexual nas escolas.
Alberto Lima
(…) (Seria também de referir) o papel dos psicólogos que estão na escolas, e que também deveriam ser aqueles que, de alguma forma, poderiam intervir mais (…). Porque na minha opinião, a orientação escolar não deve ser apenas sobre a escolha do curso que temos ou não mais aptidão para seguir, mas também o sobre o comportamento (…). É aqui também que a educação sexual deveria ser esclarecimento, mas tanto falha. Já agora... Falha o estado, falham as escolas, falha quem critica... E nós??... Não falhamos também por não estarmos a intervir, apesar de já termos passado por essa ausência de informação?
Sérgio Ivo
(…) Porque sexo não é tabu, nem sequer é assunto polémico dentro do que é uma família católica e bem formada (como quase todos os jornalistas querem fazer passar), agora é assunto para como tantos outros, para ser explicado e debatido com crianças e adolescentes de uma forma saudável e com valores. Não é porque o país está nesta vergonha que eu tenho que dizer às minhas filhas que "tenham relações à vontade, com um dois ou mais parceiros/as”.O problema é que o que ouvem e vêem é só exclusivamente ao contrário do que deveria ser. Triste não? Eu também acho, só que a droga de país é feita exactamente por esta falta total de valores de integridade, de verdade e de honestidade que as pessoas têm e estão habituadas a que todos tenham: jornalistas, governantes e por aí fora.
Rita Almeida
(Folgo que tenha) focalizado (...) a seguinte frase "(...) como do RESPEITO pelo outro e por nós próprios". Entenda-se nós todos, marinheiros desta Barca que, apesar de toda a "inflação" ética com a nova alcunha de "défice" moral, será precisamente a geração "rasca" a continuar a navegação canhota, por "BOM bordo".
Victor Cantinho